O que é ?

A Dinamometria isométrica é um exame considerado o “padrão prata” para avaliação de força muscular, chegando muito próximo aos resultados do “padrão ouro”, que é a dinamometria isocinética. Pode ser realizado por qualquer pessoa, mas é ideal para praticantes de atividades fisicas constantes.
Realizado com dinamomêtro manual, é mensurado a média do pico de força de cada grupo muscular.

Os resultados obtidos são implementados no plano de prevenção ou tratamento do indivíduo, sendo um dos parametros de mais relevância no acompannhamento de um atleta.

Para o que serve?

O objetivo da avaliação de força é verificar se há alguma assimetria importante entre membros ou entre grupos musculares opostos (Ex. parte anterior e posterior da coxa) .

É considerado acima de 10% uma assimetria importante para atletas profissionais. Já para os atletas amadores, pode -se considerar acima de 15%.

No caso da diferença entre grupos musculares opostos, o exemplo mais clássico seria o quadríceps, que é a parte anterior da coxa, e os isquiotibiais, a parte posterior. Os isquiotibiais devem ter, em média, 60% da força do quadríceps. Ou seja, é normal que os isquiotibiais sejam um pouco mais fracos mesmo. 

Os valores precisam estar o mais próximo dos valores de referencia obtidos na literatura. 

Como funciona?

Depois que o paciente/atleta realiza todos os testes, no mesmo dia, o dinamômetro emite um relatório, bem explicativo, como na imagem abaixo.  Nós entregamos ao paciente junto ao laudo e, com base nesses resultados, planejamos o trabalho exatamente de acordo com o que ele precisar.